Rechercher dans ce blog / Procurar neste blog

vendredi 25 mars 2016

Cheese cake de chá matcha, limão e morangos

Você com certeza já ouviu falar da cerimônia do chá. Praticada nos templos budistas japoneses, ela é acompanhada de uma bebida feita a partir do pó das folhas de chá verde. O gosto dessa bebida é único e complexo: ao mesmo tempo suave e ligeiramente amargo com notas de madeira e cheiro iodado... uma associação entre terra e mar. Para balancear essa característica ele é geralmente consumido com alguma guloseima, equilibrando a experiência do paladar.

Eu o conheci através de receitas de sobremesas. Aqui na França ele é bastante empregado na cozinha e recentemente também tenho usado para fins estéticos (uma máscara antioxidante para o rosto que é um luxo! Coloco a receitinha em breve). Para mim o efeito coup de fouet é imediato! Energia para o dia todo sem os altos e baixos que a cafeína provoca, por exemplo (eu praticamente parei de tomar café, apesar de gostar muito do gosto da bebida. ).

A receita de hoje acabou virando um clássico aqui em casa. O sabor cítrico do limão e a acidez do morango combinam perfeitamente com o matcha. Esse cheese cake é garantia de sucesso!

Cheese cake de chá matcha, limão e morangos

By Bru



By Bru
Para 1 torta: 40 min de preparação – 1h de cozimento – 1h (mínimo) de geladeira

Ingredientes:
- 150g de biscoito de gergelim;
- 70g de manteiga derretida;
- 600g de cream cheese;
- 250ml de creme de leite sem soro ou creme de leite fresco;
- 190g de açúcar;
- 3 ovos + 1 gema (já batidos);
- 1 c. de c. de essência de baunilha;
- 1 c. de s. de raspas de limão;
- 1 c. de s. de chá matcha;
- 1 pitada de sal

Material:  1 forma redonda de fundo falso de 20cm de diâmetro

Modo de preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 170°C; Esfarele os biscoitos e acrescente a manteiga derretida. Misture bem com as mãos. Unte a forma (as laterais também) e cubra o fundo com a mistura de biscoitos. Utilize as mão para espalhar de forma uniforme e deixar a superfície lisa. Leve ao forno por 10 min;
  2. Na batedeira bata o cheese cake. Acrescente o açúcar pouco a pouco sem para de bater. Depois acrescente um a um os ingredientes batendo sempre que acrescentar algo novo: o matcha, o sal, as raspas de limão, o creme de leite sem soro, a essência de baunilha e os ovos. Bata tudo até a mistura ficar homogênea.
  3. Unte novamente as laterais da forma e derrame a mistura sobre o biscoito. Leve ao forno por mais 10 min e depois baixe a temperatura do forno para 120°C. Deixe cozinhar por 40-45 min. O cheese cake está bom quando  o balançamos e ele fica um pouco trêmulo no meio;
  4. Deixe esfriar por 20 min e leve à geladeira por 1h no mínimo;
  5. O cheese cake vai murchar e pouco a pouco irá se desgrudar da forma;
  6. No momento de servir acrescente os morangos cortados em rodelas (0,5 cm de espessura) por cima do cheese cake.


É ou não é uma tentação?!

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire